18 de novembro de 2014

A amesendação do MacDonald's

Falemos a sério: para quando uma página de crítica gastronómica rigorosa sobre os fast-foods? Não falo, é claro, da gourmetização acelerada dos hambúrgueres, com os restaurantes que pululam que nem cogumelos. Estou mesmo a pedir que um dos Quitérios da nossa praça possa entabular uma conversa sobre a inevitabilidade de refeiçoar perto do local de trabalho, em tempo escasso e dinheiro curto [a que] correspondeu a importação da fast-food aliada a essa moderna versão da manjedoura que é o come-em-pé [José Quitério, Expresso Revista, 16/6/2012]. Ainda que se perceba que o tom seria mais de desanca que de virtude gustativa, se prolongarmos a sua citação por mais uma frase. Assim surgiram burundangas deploráveis, já que não fomos capazes, como os vizinhos espanhóis, de ressuscitar tascas e petiscos em suas qualidades e dignidade perdidas. 
Lá está: também não peço que me falem de uma qualquer padaria recuperada ou de uma tasca da esquina cujos preços pedem meças a estrelas michelin. Apenas um roteiro honesto, rigoroso e factual sobre o que separa a amesendação do MacDonald's e do Burguer King, da perda que foi o Mings, ali nas Portas de Santo Antão, de como o KFC tarda em se impor e o Subway não teve qualquer possibilidade de sucesso.
Por mim, sentencio desde já que o CBO do Mac é uma boa resposta avícola às variantes chickenianas do Burguer e do KFC, que o Burguer King ganha na importação direta dos States do refill das bebidas, mas que perde quando chama Sandy a uma imitação mais gelada do Sundae e que dá uma colher demasiado curta para o copo deste gelado. Mais: o Whooper é melhor que o Big Mac? Não, desculpem-me: o Big Mac é, pulpfictionamente, Le Big Mac, o imbatível.
Tivéssemos críticos gastronómicos que não temessem enfrentar estas dúvidas pertinentes e podíamos todos andar a discutir os argumentos sobre a carne que alimenta Padma, 44 anos, indiano-americana de Chennai, Índia (e há uns anos apenas injustamente reconhecida como a mulher de Salman Rushdie). Só aqui aceito que falemos em hambúrgueres gourmet. Ou o que for.


Sem comentários:

Enviar um comentário