15 de setembro de 2014

Nós também temos um Bento

Na semana em que quase só se falou de Paulo Bento e Vítor Bento, lembrei-me de um outro Bento que também teve os seus momentos de polémica. Manuel Galrinho Bento foi guarda-redes do Benfica e da selecção nacional durante várias épocas.

Era baixinho para o posto (1.74) e se fosse hoje dificilmente teria feito a carreira que fez porque os treinadores “exigem” gigantes nas balizas.

Nos encarnados jogou 611 jogos oficiais e foi campeão nacional 10 vezes e conquistou seis taças de Portugal. Pela equipa das “quinas” esteve no Euro 84 e no Mundial 86.

É para muitos o melhor guarda-redes português de sempre. Não quero entrar nessa conversa - até porque na mesma altura havia Vítor Damas, outro monstro sagrado das balizas, e, anos depois, Vítor Baia – mas é verdade que fez jogos memoráveis.

Para além disso, Bento teve dois momentos muito polémicos na carreira. Primeiro, agrediu o avançado Manuel Fernandes num derby (1-3) contra o Sporting em 82. Depois, enquanto capitão, liderou a selecção que se “amotinou” em Saltillo, no México, com a falta de acordo em relação aos prémios de jogo.

Bento morreu aos 58 anos de ataque cardíaco após uma festa de aniversário do Benfica, onde participou.

1 comentário: