23 de junho de 2014

10 Conselhos para sobreviver e marcar pontos na Noite de São João, no Porto



1 - Se moram no centro usem o metro ou autocarro. Se moram longe e têm de vir de carro há uma solução: estacionar no lado de Gaia na zona do campo do Candal (Parque de Jogos Rei Ramiro). Desçam pela rua Rei Ramiro, passando pelas traseiras das caves (hummmm, cheira a vinho) e vão dar à rotunda do fundo do Cais de Gaia. Daí terão uma perspectiva privilegiada do fogo lançado do rio e da ponte e não se arriscam a levar com uma cana na cabeça. Vão andar bastante a pé, por isso, preparem-se e...

2 - Levem calçado adequado para proteger os pés. Miúdas giras são sempre giras mesmo de sapatilhas (no Porto ténis é um desporto), nada de saltos altos.

3 - Não tirem fotos nem façam videos do fogo de artificio, deixem o telemóvel no bolso (o Instagram pode esperar), desfrutem e abracem por trás aquela pessoa especial para a fazer sentir segura durante as explosões do fogo, aproveitem o momento e digam-lhe coisas bonitas ao ouvido.

4 - Depois do fogo têm de atravessar a Ponte D. Luis I para o lado do Porto. Gostam de sardinhas? Então preparem-se para se sentirem como uma até chegarem à ponte. E não, não ficaram subitamente embriagados. A ponte está mesmo a abanar como se dependesse disso para não cair (por acaso até depende). Relaxem, é perfeitamente seguro.

5 - Querem dar um pézinho de dança ao som do "Apita o Comboio"? Há música um pouco por todo o lado. Tradicionalmente na Ribeira, Avenida dos Aliados e claro, nas Fontaínhas. 

6 - Por esta altura já terão levado umas quantas marteladas e cheiram a alho porro, como se fossem um refogado. Não se façam esquisitos, participem! Levem marteladas e dêem marteladas. Sempre que vos cheguem com alho porro ao nariz façam uma expressão como se estivessem a cheirar o cabelo da pessoa amada no meio de lençóis acabados de lavar, só para confundir. Cuidado com as marteladas de crianças ao colo, têm uma tendência matemática para acertar com a parte rija do martelo.

7 - Comprar três balões de São João, uma vez que só vão conseguir lançar um. Procurem um espaço aberto sem casas nem árvores para o fazer, não vamos querer provocar nenhum incêndio. Juntem os vossos amigos mais hábeis e munam-se de alguma paciência. Não é fácil, mas o efeito de ter o céu nocturno repleto de balões é lindíssimo. Aproveitem e digam novamente coisas bonitas ao ouvido daquela pessoa especial enquanto o balão sobe. 

8 - O cardápio de São João inclui as habituais bifanas, pão com chouriço ou chouriço assado e claro, as sardinhas assadas com pimento e caldo verde. Reguem com vinho ou cerveja. Se preferirem algo mais doce têm farturas e churros, neste caso o Sumol de Laranja ou Ananás é obrigatório. Há também imensas barraquinhas de doces tradicionais para todos os gostos. 

9 - Têm muitos amigos nascidos em entre Março e Abril? Pois, faça as contas...

10 - O que acontece no São João fica no São João! O manjerico será o vosso cúmplice silencioso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário