12 de junho de 2014

Mundial na palma da mão

Se há por aí dinheiro para ir ver o Mundial, até logo. Se não têm telemóvel também escusam de ler a partir daqui. Voltem sempre.
Agora, se não podem ir ao Brasil e têm um “smartphone”, acabei de recolher aqui, qual equipa de luxo, 11 aplicações que podem “pôr em campo” para não perderem pitada disto. Calendário, equipas, grupos, jogos, resultados e por aí fora (até boatos que, como se sabe, é mais coisa de mulheres).
Os jogos vão ser, sobretudo, ao final da tarde ou já à noite de cá. Mas nem sempre temos uma televisão ou net por perto. Já o telemóvel, enfim, só não o levamos para o banho (e mesmo assim...).
Por isso, é experimentar algumas das melhores “apps” dedicadas ao Mundial 2014.

1.Em português e totalmente à borla para iPhone, temos Mundial 2014-Selecção das Quinas, com calendário, resultados, estatísticas, perfil dos jogadores portugueses, um mapa dos locais dos jogos e, até, um relembrar da fase de qualificação, para não esquecermos o mítico 3-2 frente à Suécia.




2.Em inglês, para Android, World Cup 2014 – Brazil. É grátis. Para além da informação actualizada, de se poder apostar e comentar “live”, também se pode olhar para o retrovisor da História e saber quem ganhou em edições anteriores.




3.Também em inglês, uma “app” chamada Squawka (como é que isto se diz? Ainda bem que só escrevo...) que tem o que as outras têm, mais as “minhoquices” todas: remates à baliza, passes certos, posse de bola, roubos de bola, cantos, faltas e sei lá mais o quê. Não se gasta um cêntimo e está aqui uma “app” para pessoal “doente da bola” todos os dias do ano (até a Liga Australiana acompanha...). Disponível no iTunes.


4.Em português e de borla, o Sofa Score LiveScore promete trazer tudo sobre o Mundial, mas não só. Porque a bola não pára de rolar, há “live coverage” de todas as Ligas mundiais e, se estiverem enjoados de tanto futebol, têm bom remédio: dediquem-se ao basquete, ténis, râguebi, andebol e sei lá mais o quê (até tem resultados dos campeonatos de dardos e snooker!).


5.Em inglês, francês, japonês ou vietnamita (se somos lidos nos Emirados Árabes Unidos, nunca se sabe...), encontram na World Football 2014 Brazil tudo e mais um par de botas: notícias, resultados, calendário, etc, mais os estádios, perfis de equipas e jogadores, melhores marcadores, fotografias, ligações ao Facebook e Twitter.



6. Na World Soccer Finals, de borla para iTunes Android, mais um guia completo para o Mundial, com tudo o que os anteriores oferecem... mas em português.







7. A “app” Jalvasco, só disponível para Android, permite seguir a competição Selecção a Selecção. Dá para acompanhar conferências de imprensa e tudo o que se passa. Há quem diga que é tão fácil de navegar, que há quem a considere até melhor que a “app” oficial da FIFA.





8.De borla para iTunes e Android, temos a OneFootball Brasil, que promete trazer na nossa língua todas as notícias detalhadas antes e durante o torneio, mais a hipótese de seguir todas as partidas através de um “feed” em directo e, como se não bastasse, em notificações personalizadas.





9.É verdade que nos EUA não vão muito à bola com o futebol, mas o canal norte-americano ESPN até tem um bom serviço para contar tudo o que se passa no Brasil. É procurar na App Store em ESPN FC e, para além do trivial, porque nesta altura também se fala muito de transferências, atenções centradas no blog “Transfer Talk”.
10.Quem percebe de futebol, sabe que o nº10 é sempre o “criativo” da equipa (Messi, Maradona, Pelé, Ronaldinho, Baggio, Zidane, dizem-vos alguma coisa?), por isso, vamos para algo completamente diferente: um Mundial virtual. Uma “app” que utiliza informação de videojogos online da EA Sports para ditar os resultados com uma antecedência de um mês! É só uma brincadeira, mas curiosa, no Mundial Virtual 2014.

11.Finalmente, se são daqueles ansiosos que nem dormem, deixem que seja o vosso “smartphone” a contar o tempo que falta para o primeiro apito,  instalam no iPhone ou Android de borla a “app” Brazil 2014 Countdown. Só tem um relógio com uma contagem decrescente. Mais nada. E já falta pouco...

Sem comentários:

Enviar um comentário