8 de junho de 2014

Bolas de Verão (não são essas)


Onde andam as bolas azuis gigantes da Nivea que floresciam nas nossas praias? 

Quando era miúdo, havia uma em Armação de Pêra (sim, quando ainda não era preciso levar uma catana para abrir caminho e arranjar lugar para a toalha). Há mais de 20 anos que não vou lá, por isso não sei se ainda existe.

Penso que havia outra na Praia do Carvoeiro, onde passei parte da minha infância, mas não tenho certeza.

A última que vi uma estava em Paço de Arcos. Ainda existe? Não sei, porque sempre que passo ali estou preocupado em não fazer cair o sinal vermelho uns metros mais à frente. Mas havia uma ainda há bem pouco tempo.

Serve isto para dizer que, afinal, até começo a ter saudades das bolas de Nivea. Eu que até nem gostava muito delas. 

Em miúdo, achava sempre que aquilo só podia estar mal preso. Que se ia soltar com uma rabanada de vento e todos na praia íamos ser derrubados como pinos de bowling. 

Ainda hoje tenho certeza de que foi só por mera sorte que nunca aconteceu. 

3 comentários:

  1. Que saudades dos Verões de jovem e da bola Nívea de Armação de Pera - na praia logo a seguir à vivenda apalaçada rosa das palmeiras. Há 15 anos ainda lá estava, depois não sei; Armação foi-se perdendo, e eu deixei de encontrar o seu caminho...
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Na Nazaré, aprendíamos no primeiro dia de praia (agosto...) que se nos perdêssemos devíamos ir logo para o pé da Bola Nivea, porque alguém da família havia de lá aparecer ... aconteceu várias vezes, e resultou sempre! Outros tempos... Mas a bola ainda lá está. Raquel

    ResponderEliminar
  3. Grandes Recordações Armação ... beachcomber, a avenida, a lojinha das empadas, as noites, a praia, casablanca e muitas amizades que se fez nessa altura, para sempre nas minhas recordações de praia onde se podia ir de boleia de lisboa para o algarve sem problemas nenhuns apenas uma grande aventura cheia de bronze e de boa vida! ;)

    ResponderEliminar