30 de junho de 2014

Trovoadas: 5 mitos “chocantes”



Por cá é raro, mas, por exemplo, nos Estados Unidos, os homens “caem que nem tordos”, fulminados por relâmpagos que os trespassam sem aviso. Só este ano já morreram 7 pessoas nos EUA devido à queda de raios (mas a média anual, nas últimas três décadas, ronda os 50) e ainda há quem acredite nalguns mitos que é preciso desfazer. Como o Verão está aí, mas é o que se vê... depois não digam que não avisámos.


Mito 1

Os golfistas são quem corre maior perigo, porque estão, por norma, a céu aberto, mas perto de árvores. Errado. Há três vezes mais pescadores a morrerem electrocutados. E quem acampa ou anda de barco tem o dobro das possibilidades de levar com um raio no couro cabeludo.

Mito 2

A regra dos 30/30 pode manter-vos a salvo. Durante décadas, até os especialistas acreditavam que, se entre a visão do clarão e o som do trovão passassem mais de 30 segundos, era seguro estar ao ar livre, porque a trovoada estaria a uma distância suficientemente grande. E que era seguro sair 30 minutos após o último trovão (daí o 30/30). Errado. Sabe-se, agora, que apenas a segunda está correcta. A primeira pode ser fatal. A partir do momento em que se ouve o primeiro trovão, dure o tempo que durar a chegar o som até nós, estamos a uma distância de perigo. É preciso procurar abrigo.


Mito 3

Num descampado, sem abrigo por perto, assumir uma posição de cócoras, enrolado sobre si mesmo, o mais perto possível do chão, assumindo a “forma de uma bola”. Errado. É tão perigoso estar perto do local de impacto do raio, como ser atingido directamente por ele. Um relâmpago que caia numa árvore, espalha a sua energia através do chão. Desde que estejamos perto, somos atingidos nos pés. O efeito é o mesmo.

Mito 4

Seguir com a vida normal durante uma trovoada. Muita gente não quer adiar os planos que tinha para sair ou ir fazer uma actividade qualquer ao ar livre. Errado. Mostram as estatísticas que oito em cada dez vítimas são homens... e que não estão para desistir de uma boa pescaria, de uma tarde passada num “green” ou numa caçada. A teimosia tem provado ser fatal.

Mito 5

Ouvimos sempre o trovão a tempo de chegar a local seguro, porque conseguimos ouvi-los até 12 quilómetros de distância. Errado. Há muitos factores que podem enganar-nos quanto à distância a que estamos de um relâmpago. Desde o ruído ambiente, à presença de uma auto-estrada por perto, uma multidão (um estádio de futebol é uma excelente armadilha) ou o vento a soprar que pode abafar o som.

P.S. – nós sabemos que a hipótese de levar com um raio ao longo da vida é de 1 para 10 mil, mas mesmo assim é melhor não arriscar.

1 comentário:

  1. Na África do Sul, os golfistas são de facto algumas das vítimas das fortes trovoadas aqui sentidas. A explicação: como a trovoada é acompanhada de chuva, eles abrem os chapéus para se proteger da chuva, mas esquecem-se que estão a atrair os raios.

    ResponderEliminar