12 de junho de 2014

10 Conselhos para sobreviver à Noite de Santo António, em Lisboa

1 - O carro fica em casa. Não há (mesmo) lugar para estacionar e nas filas não há sardinhas nem baile! O melhor é ir de Metro e voltar de Autocarro. O número de telemóvel de um taxista vale ouro. Não vale a pena chamar taxi através dos meios tradicionais e nas praças a espera é sempre superior a uma hora.

2 - As sardinhas são caras e de fraca qualidade, mas (vá lá) é tradição e é só uma vez por ano. Vai precisar de uma boa "cunha" para conseguir uma mesa. A Reserva é obrigatória! Cerveja é melhor opção, o vinho é mau e a sangria (blagghhhh) é horrorosa.

3 - Alfama não é Castelo. Castelo não é Alfama. Nenhum dos dois é Madragoa. Bica não é um café. E sim, são todos a subir. São horas e horas a andar em apertos (mesmo apertados).

4 -Se é novo na cidade, tranque bem janelas e portas. Durante 24 horas o cheiro a sardinhas invade Lisboa e demora dias a sair. Por volta das 16h de dia 12... Trancar! Calor? Use ventoinhas!

5 - Comprar um Manjerico para oferecer (dar à Mãe não vale). Não cheirar directamente, diz que murcha. Usar a mão para passar pela ramagem e depois levar ao nariz para sentir o aroma. Regar e pôr ao Luar. A ideia é mantê-lo vivo, como o Amor.

6 - Evitar a Avenida da Liberdade. Ele há coisas das quais se deve fugir! Há pessoas de fatos garridos, que cantam enquanto descem a avenida. Há pessoas sentadas em bancos (que trouxeram de casa) a ver e a bater o pezinho. Chama-se "Desfile de Marchas Populares".

7- Não precisa de saber dançar. Basta treinar o movimento de ombros. Ninguém consegue ver os pés no meio da multidão. Os bailes são óptimos para conhecer pessoas.

8 - Dar a mão a "alguém", só para que não se percam no meio da confusão. Esta é a noite mais confusa e barulhenta de Lisboa.

9 - O que acontece no Santo António fica no Santo António!

10 - Cuidado com o que se deseja. O Santo António é casamenteiro e é conhecido por fazer verdadeiros milagres. Conheço casos que acabaram no altar. Mas, se é mesmo para avançar, o melhor local para fazer o pedido é junto à igreja construída no local onde nasceu Fernando de Bulhões.

PS: As Festas de Lisboa também têm App para iOS e Android.

1 comentário: